A partir do ano que vem, produtores rurais serão obrigados a emitir notas fiscais eletrônicas, tendo de abandonar o sistema antigo dos talões de notas. Isso que gerou uma preocupação para eles, principalmente aqueles que não estão acostumados a usar computador ou aplicativos de celular, mas também criou uma oportunidade de negócios. Para facilitar a vida dos produtores, a empresa de Santa Maria Farmcont criou um sistema que emite notas fiscais via WhatsApp de forma simples e rápida para o homem do campo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Por meio desse sistema, basta o produtor enviar mensagens de texto ou de áudio informando os dados para um número no WhatsApp, que um sistema de inteligência artificial capta as informações e gera a nota eletrônica, enviando-a para o sistema da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Logo depois, também pela mesma conversa no Whats, o produtor recebe o comprovante da nota, a chamada Danfe.
Essa inovação já está disponível para clientes de 1,2 mil escritórios de contabilidade do Brasil que utilizam a plataforma Farmcont, plataforma de agrocontabilidade também criada pela empresa santa-mariense, fundada em 2020 na Incubadora Tecnológica da UFSM. Esse sistema é vendido aos escritórios e contadores, mas não diretamente aos produtores rurais. Para ter acesso ao sistema, eles precisam contratar um desses escritórios que já adotam o sistema.
Segundo o CEO e fundador da Farmcont, João Paulo Guex Falcão, outra vantagem é que, quando o produtor gera a nota fiscal eletrônica via WhasApp, ela já é registrada também na plataforma Agro Contabilidade, à qual o contador tem acesso e é utilizada para as obrigações específicas com a Receita.
Atualmente, a Farmcont funciona fora da UFSM e tem 30 funcionários diretos.
Presos dois suspeitos de participação na morte de comerciante em Santa Maria